O coachee deverá esperar do seu coach um tipo de suporte distinto de qualquer outro. O coach irá focar-se unicamente na situação do coachee, com uma atenção e empenho raramente experienciado em qualquer outra situação.
O coach irá ouvir o coachee, com curiosidade genuína para compreender quem é o coachee, o que ele pensa e como experiencia o mundo em geral. O coach irá espelhar de volta para o coachee, fazendo uma espécie de avaliação do objectivo que crie a sua clarificação. Durante a conversação, o coach irá encorajar o coachee a aumentar os desafios, ultrapassar obstáculos e a entrar em acção.
Uma relação de coaching é inigualável, resultante da combinação que advém de um distanciamento objectivo e um compromisso com os objectivos do indivíduo, por parte do coach.
Apenas através desta dedicação do coach será possível obter do coachee uma abertura, entrega e empenho para o processo de coaching.
O poder e força do coaching e, consequentemente, os resultados, está fortemente relacionado com o nível de abertura e confiança entre o coach e o coachee.