Coaching tem origem na palavra inglesa “Coach” que traduzida será “Coche” ou “Carruagem”. “Coaching”, literalmente, significa transportar alguém de um lugar para outro. Na realidade, para todas as formas de coaching, as pessoas usam-no para criar mudanças, para as ajudar a avançarem em frente, numa viagem à descoberta de novas potencialidades e soluções.
De uma forma simples, o coaching é uma conversa ou um conjunto de conversas de pessoa para pessoa. Uma pessoa será o coach que irá estimular a conversação com a outra pessoa, o coachee, para que este se sinta escutado, compreendido, desafiado e que o levará a um processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Não existindo nenhum local específico para se praticar coaching, existem muitas formas de coaching e a palavra, em inglês, confunde-se com a palavra “treinador”, que não deixará de ser um coach, ainda que muito mais directivo. Haverá ainda muitas outras áreas, ligadas à formação e ao treino de competências onde o termo “coaching” é também muito utilizado e cada vez com mais frequência.
No final quem decide se uma conversa foi ou não foi coaching, será o coachee, e terá a ver com aquilo que ele sentiu e pelos resultados obtidos.
Para ser coaching, no final da conversa, o coachee deverá sentir que:
· A conversa esteve, em primeiro lugar, focada nele próprio e nas suas circunstâncias.
· Que os seus pensamentos, acções e aprendizagens saíram significativamente beneficiados com a conversa.
· Que sem essa conversa dificilmente teria sido possível ter tido estes resultados, em pensamentos e aprendizagem, no mesmo espaço de tempo.
Não existindo nenhum local específico para se praticar coaching, existem muitas formas de coaching e a palavra, em inglês, confunde-se com a palavra “treinador”, que não deixará de ser um coach, ainda que muito mais directivo. Haverá ainda muitas outras áreas, ligadas à formação e ao treino de competências onde o termo “coaching” é também muito utilizado e cada vez com mais frequência.
No final quem decide se uma conversa foi ou não foi coaching, será o coachee, e terá a ver com aquilo que ele sentiu e pelos resultados obtidos.
Para ser coaching, no final da conversa, o coachee deverá sentir que:
· A conversa esteve, em primeiro lugar, focada nele próprio e nas suas circunstâncias.
· Que os seus pensamentos, acções e aprendizagens saíram significativamente beneficiados com a conversa.
· Que sem essa conversa dificilmente teria sido possível ter tido estes resultados, em pensamentos e aprendizagem, no mesmo espaço de tempo.