• Inicio
  • Sobre
  • Serviços
  • Ferramentas
    • Videos
    • Livros
  • Blog
  • Perguntas frequentes
  • Contactos
Coach Fernando Correia
siga-me em >>>

Escuta Activa

11/2/2014

0 Comentários

 
 Imagem
O ser humano usa o sentido da audição para ouvir os sons que recebe, como forma de se situar na realidade que o rodeia.

A cada instante os nossos ouvidos estão a captar sons de uma forma permanente. Destes sons, de forma consciente, apenas ouvimos aqueles que consideramos importantes. Numa conversa, é frequente ouvirmos o que 
nos estão a dizer mas estarmos com a cabeça noutro lugar. 

Ouvir não é escutar. «Tu podes ouvir um ruído ou som mas escuta activa envolve um esforço consciente.»1

Escutar será dar maior atenção a alguns desses sons para melhor ouvir e compreender o significado do que se ouve.

Escutar Activamente é memorizar e compreender o que se ouviu e mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu.


O que fazer para manter uma escuta activa

  • Estar disponível

  • Assumir uma postura de escuta: aberta e relaxada; Inclinação ligeira para a frente

  • Manter o contacto visual

  • Gesticular apropriadamente

  • Usar o toque com parcimónia

  • Sensibilidade ao espaço pessoal (vertical e horizontal)

  • Usar expressões faciais de escuta activa

  • Usar encorajamentos verbais e não verbais mínimos

  • Cuidado com a apresentação

Identificar os sentimentos no Comportamento Oral

  • Como é que eu me sinto quando falo neste tom de voz?

  • Como é que a maior parte das pessoas se sente quando fala assim?

Identificar os sentimentos no comportamento Não-Verbal

  • Como é que me sinto quando ajo não-verbalmente como esta pessoa?

  • Como é que a maioria das pessoas se sente quando age assim?

Observar

Conteúdo do que é dito:

  • Qual é a situação que está a ser relatada?

  • Está a falar de quem?

  • Onde é que isto aconteceu?

  • Quando?

Identificar os sentimentos do interlocutor

  • Como é que eu me sentiria se estivesse na mesma situação desta pessoa?

  • Como é que ela se sente?

  • Como é que a maioria das pessoas se sentiria nesta situação?

Ao mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu, está-se a dar o feedback indispensável para que se estabeleça uma melhor comunicação e quanto maior for a atenção e compreensão por parte de quem escuta, menores serão os mal entendidos geradores de conflitos.
.

venha sentir-se escutado - clique
0 Comentários



Enviar uma resposta.

     Imagem

    Autor

    Fernando Correia
    Coach

    Arquivos

    Março 2017
    Julho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014

    Categorias

    Todos
    Business Coaching
    Coaching Equipas
    Coaching Pessoal
    Life Coaching

    Feed RSS

     Imagem
     Imagem
coolsocial.net coachfernandocorreia.pt
Site desenvolvido por Fastpoli Solutions