O ser humano usa o sentido da audição para ouvir os sons que recebe, como forma de se situar na realidade que o rodeia.
A cada instante os nossos ouvidos estão a captar sons de uma forma permanente. Destes sons, de forma consciente, apenas ouvimos aqueles que consideramos importantes. Numa conversa, é frequente ouvirmos o que
A cada instante os nossos ouvidos estão a captar sons de uma forma permanente. Destes sons, de forma consciente, apenas ouvimos aqueles que consideramos importantes. Numa conversa, é frequente ouvirmos o que
nos estão a dizer mas estarmos com a cabeça noutro lugar.
Ouvir não é escutar. «Tu podes ouvir um ruído ou som mas escuta activa envolve um esforço consciente.»1
Escutar será dar maior atenção a alguns desses sons para melhor ouvir e compreender o significado do que se ouve.
Escutar Activamente é memorizar e compreender o que se ouviu e mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu.
O que fazer para manter uma escuta activa
Identificar os sentimentos no Comportamento Oral
Identificar os sentimentos no comportamento Não-Verbal
Observar
Conteúdo do que é dito:
Identificar os sentimentos do interlocutor
Ao mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu, está-se a dar o feedback indispensável para que se estabeleça uma melhor comunicação e quanto maior for a atenção e compreensão por parte de quem escuta, menores serão os mal entendidos geradores de conflitos.
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Ouvir não é escutar. «Tu podes ouvir um ruído ou som mas escuta activa envolve um esforço consciente.»1
Escutar será dar maior atenção a alguns desses sons para melhor ouvir e compreender o significado do que se ouve.
Escutar Activamente é memorizar e compreender o que se ouviu e mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu.
O que fazer para manter uma escuta activa
- Estar disponível
- Assumir uma postura de escuta: aberta e relaxada; Inclinação ligeira para a frente
- Manter o contacto visual
- Gesticular apropriadamente
- Usar o toque com parcimónia
- Sensibilidade ao espaço pessoal (vertical e horizontal)
- Usar expressões faciais de escuta activa
- Usar encorajamentos verbais e não verbais mínimos
- Cuidado com a apresentação
Identificar os sentimentos no Comportamento Oral
- Como é que eu me sinto quando falo neste tom de voz?
- Como é que a maior parte das pessoas se sente quando fala assim?
Identificar os sentimentos no comportamento Não-Verbal
- Como é que me sinto quando ajo não-verbalmente como esta pessoa?
- Como é que a maioria das pessoas se sente quando age assim?
Observar
Conteúdo do que é dito:
- Qual é a situação que está a ser relatada?
- Está a falar de quem?
- Onde é que isto aconteceu?
- Quando?
Identificar os sentimentos do interlocutor
- Como é que eu me sentiria se estivesse na mesma situação desta pessoa?
- Como é que ela se sente?
- Como é que a maioria das pessoas se sentiria nesta situação?
Ao mostrar ao outro que se ouviu e compreendeu, está-se a dar o feedback indispensável para que se estabeleça uma melhor comunicação e quanto maior for a atenção e compreensão por parte de quem escuta, menores serão os mal entendidos geradores de conflitos.
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